Teoria de Gaia - a Terra é um ser vivo?

Quem já ouviu falar que as enchentes, as secas, as mudanças climáticas e até mesmo os terremotos, tsunamis e vulcões são a resposta do planeta Terra às atitudes do homem? 

Essa história é na verdade uma teoria criada em 1969, pelo inglês James Lovelock, um respeitado cientista  e ambientalista da época. 
Lovelock, na verdade atendeu ao pedido da NASA, para que investigasse Vênus e Marte para saber se eles possuíam alguma forma de vida.

Analisando nossos vizinhos do sistema solar, o cientista disse que não existia nada que pudesse ser considerado vivo por lá. Mas, ao olhar para a própria Terra, ele concluiu que, além de ser residência de diversas formas de vida, ela mesma se comporta como um grande ser vivo, com mecanismos que ajudam a preservar os outros seres vivos que abriga.

ENTENDA A TEORIA DE GAIA

Teoria de Gaia, também conhecida como Hipótese de Gaia, é uma tese que afirma que o planeta Terra é um ser vivo. De acordo com esta teoria, nosso planeta possui a capacidade de controlar sua temperatura, atmosfera, salinidade e outras características que mantêm o nosso lar, doce lar confortável, com condições ideais para a existência da vida, ou seja é capaz de gerar, manter e alterar suas condições ambientais.

Quando foi lançada, esta teoria não conseguiu agradar a comunidade de cientistas tradicionais. Foi, primeiramente, aceita por ambientalistas e defensores da ecologia. Porém, atualmente, com o problema do aquecimento global, esta teoria está sendo revista e muitos cientistas tradicionais já aceitam algumas idéias da Teoria de Gaia.

O nome da teoria é uma homenagem a deusa Gaia, divindade que representava a Terra na mitologia grega.


Comentários

  1. Ufah, que susto, pensei que esta teoria discorria sobre outras coisas kkkkkkkk

    Parabéns pelo Blog... muito construtivo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário