Cheiro de saudade...

Sempre esperei muito pela festa de São João, e a expectativa não era só minha, mas de todos os meninos da rua. Tudo por conta das aventuras e brincadeiras que a festa trazia: assar milho na fogueira, correr dos buscapés, ver os balões no céu (apesar da pouca idade, ainda os vi), soltar bombas (as melhores a gente soltava nos tijolos dos muros, nas latas de leite com uma pedra em cima e depois era pernas pra que te quero).

Até mesmo dos preparativos para a festa eu gostava: ia para casa de minha Vó Esmeralda pra poder comer o resto do coco com açúcar, que ela ralava pra fazer as iguarias da festa, esperava também pra lamber as panelas com canjiquinha. Era o clima de São João no ar. Tempo bom.

E ontem meu São João lembrou o São João do época de menino. Em pouco tempo organizei e resgatei um pouco dessa época. Fiz até uma fogueira com os vizinhos, soltei bombas, traques de massa, chuvinha com minhas sobrinhas americanas, que precisavam conhecer um pouco das suas e nossas tradições.

Pra mim, a noite linda de ontem, foi importante pois passei pra elas um pouco do que tive na infância e que trago na memória até hoje: lembranças das tradições e coisas boas da nossa região, das brincadeiras com amigos, primos, de meu pai me ensinando a soltar fogos, do cheiro das comidas de milho, da pólvora. Cheiro de saudade...

Há um bom tempo não sentia o clima de festa junina como ontem.

Comentários