Entre o id, o ego e o super ego

Nosso blog diálogo de roda tem um caráter de falar sobre nada e tudo ao mesmo tempo agora. Portanto, depois de quase um mês de uma discussão no trabalho, prometi escrever algo sobre como estão estruturadas as nossas personalidades, segundo Freud. Ou seja, falar sobre ID, EGO e SUPEREGO.

Lembro que na época da faculdade, pagando uma das cadeiras de psicologia, procurei uma forma para melhor entender essas estruturas e criei uma historinha.

Imaginem e se coloquem em cena: é terça-feira, 18 horas. Saindo do trabalho, morto de vontade de chegar em casa e relaxar. Pego o elevador, nele estão um senhor, autoritário, arrogante, puritano, um autentico conservador e uma bela mulher, loira (é melhor acabar com essa fixação por loiras, posso ser processado por discriminar as morenas, negras e ruivas e ainda tem a minha morena jambo que pediu pra escrever sobre ela) por volta dos 30 anos (pelo menos aparenta), linda, com um sorriso encantador, olhar sensual...

... mas continuando, o elevador pára entre o sétimo e sexto andar, ficamos no escuro. Faltou energia e o gerador do prédio está quebrado. Iniciamos uma conversa sobre o problema e depois sobre amenidades. O tempo passa, o clima vai esquentando... Surge uma vontade de agarrar aquela deusa grega, mas não posso: àquele velho conservador tá ali do lado.

O conflito aumenta, a vontade cresce e agora o que faço? Ainda bem que a energia voltou e as coisas são restabelecidas.

Com essa história consegui entender que o SUPER EGO (o senhor), o ID (àquela mulher linda e maravilhosa) e o EGO (eu) têm que viver em eterna harmonia. Melhor explicando o super ego representam às leis, os padrões de comportamento que a sociedade no impõe, o id é puro instinto e o ego faz a mediação entre os dois.

Teoricamente, o aparelho psíquico é formado por três estruturas:

• Id: conjunto de energias psíquicas que determina os desejos do sujeito;
• Ego: estrutura onde está todo conhecimento que o indivíduo possui de si e sobre o meio;
• Superego: estrutura que se desenvolve a partir do conhecimento moral e valores do indivíduo. Representa a mora dentro do indivíduo.

Ao nascer, o indivíduo possui apenas o Id. Nas primeiras experiências, o bebê vai aprendendo e adquirindo conhecimento do mundo começando assim a estruturar seu ego. Enquanto o Id é uma estrutura inata, o ego e o superego são estruturas adquiridas. O ego está relacionado a fatos reais, concretos e é capaz de controlar, conter o desejo sem reprimi-lo. Já o superego está relacionado a fatos morais e pode recriminar o ego, no que é denominado auto-recriminação.
O ego atua predominantemente no consciente e pré-consciente, o id predominantemente no inconsciente e o superego no consciente.

Ainda bem que a luz voltou!

Pra quem quiser se empoderar do tema: www.irmaosbrain.com

Comentários

  1. De vez em quando adoro afogar meu superego... ele prefere bebidas quentes...

    ResponderExcluir

Postar um comentário