A importância da participação


"A carne é fraca e os políticos são feitos de carne. No momento em que o cidadão renuncia a intervir na vida política do país, o poder real escapa-lhe das mãos."

José Saramago


Numa conversa com amigos, sobre o papel exercido pela política em nosso dia-a-dia (e que a frase de Saramago ilustra bem), percebemos a necessidade da participação e do envolvimento da sociedade, no processo de discussão e elaboração de políticas públicas nos diversos fóruns existentes, seja em sua cidade, no estado ou União.

Hoje, mais que nunca, é preciso que o povo se empodere das informações e, efetivamente, venha intervir nos debates e na elaboração de soluções dos problemas que vivencia.

Um exemplo claro e próximo: as fortes chuvas na RMR, durante essa semana, causaram alagamentos e engarrafamentos, deixaram famílias desabrigadas e ocasionaram até mortes. E qual o papel que cabe ao Estado? Qual o nosso, enquanto sociedade?

Motivado por estas questões, trago para nosso diálogo de roda, a urgência em discutir política sim. Só alguns de vocês devem saber que cada cidade discutiu e tem pronto seu Plano Diretor. E o que é Plano Diretor? Basicamente é uma lei onde se define políticas de planejamento urbano, de habitação, de ocupação e uso do solo, de transporte, mobilidade e até meio ambiente. E que se as resoluções contidas em qualquer Plano Diretor fossem postas em prática, vários dos danos e transtornos sentidos e acompanhado por cada um de nós nessa última semana, teriam sido evitados.

Portanto é evidente e imprescindível a participação da sociedade. Se você não participa do processo de decisão, pode ter certeza que vão decidir por você.

Comentários