Do nada para onde...?

Nossa sociedade é socialmente desequilibrada. E muitos jovens das classes marginalizadas, vêem na música, no esporte e principalmente no futebol, uma oportunidade de ascender na vida e realizar seus sonhos de consumo.

Alguns destes meninos, em que a sorte sorrir, conseguem chegar ao topo dessa sociedade. Carros, festas, mulheres, casas, lanchas, fazendas, são sonhos realizados. Mas tem coisas que nem a fama nem o dinheiro conseguem trazer: maturidade e equilíbrio afetivo, emocional. E, infelizmente, o caso do goleiro Bruno foi, e é, um dos muitos casos da falta de preparo psicológico que a maioria dos nossos jogadores de futebol tem. Eles não sonharam em ter uma família equilibrada. Os amigos do agora se aproximam por conta do ter e não do ser.

Nada justifica o crime bárbaro e insano cometido pelo goleiro Bruno. Pessoalmente nunca gostei dele, nem como profissional nem como pessoa. Não sei explicar, mas a figura dele nunca me passou coisas boas. Entretanto o mais importante: precisamos planejar e organizar nossas universidades, escolas, os clubes, academias e associações esportivas para aprontar o homem antes do atleta.

Nessa década os olhos do mundo, principalmente nos esportes, estarão voltados para o Brasil. Sabemos que o esporte, antes de ser uma porta para o sucesso, precisa ser janela para o crescimento cultural, psicológico e social dos nossos meninos e meninas.

Comentários