Pra que serve os sonhos?

Vocês devem ter notado que os sonhos são temas recorrentes no nosso diálogo de roda. O que me leva tanto escrever sobre sonhos? Acredito que além das vontades e desejos em realizá-los, existe um outro motivo: mais sério até. Tenho e venho questionando alguns dos meus sonhos. Tanto os que me fizeram sorrir e que me conduziram até o agora, como os que deixei de lado. Tanto os que sonhei sozinho quanto àqueles que sonhei em conjunto.

Mas mesmo com tantas indagações, cheguei a uma conclusão: precisamos sonhar, para que possamos levantar todas as vezes que cairmos. Acreditar que, a qualquer momento, poderão acontecer coisas boas e mudar o rumo da nossa vida. Precisamos de ter sonhos grandes e pequenos, os pequenos, são as felicidades mais rápidas, os grandes, dão-nos força para suportar o fracasso dos sonhos pequenos. Temos que regar os sonhos todos os dias, assim como se rega uma planta, para que cresça ...

Precisamos dizer sempre, a nós mesmos: vou conseguir! vou superar! vou chegar ao meu sonho! Acredito que fazendo isto, estaremos cultivando esperanças. E a esperança é a imagem que podemos passar para as outras pessoas. E, a partir dela, conquistar pessoas e fazê-las acreditar nos nossos sonhos.

Hoje escutei uma frase, de Eduardo Galeano (o autor de "As veias abertas da América Latina") que me deixou pensativo e me acordou pra talvez voltar a sonhar: "A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".

Comentários

  1. Eita, lembrei de uma citação de Galeano que postei no meu blog há temos atrás: http://sorrisodamonaliza.blogspot.com/2008/09/constatao.html

    =*

    ResponderExcluir

Postar um comentário