Áreas urbanas degradadas

O projeto da União Européia Integration – Integrated Urban Development, coordenado pela cidade de Suttgart, na Alemanha, realizou no último dia 15 de setembro, o “Seminário Internacional São Paulo: Cidade Compacta”, para falar das vantagens do melhor aproveitamento de áreas degradadas na América Latina.

No evento foram apresentadas diferentes metodologias e casos de sucesso nesse sentido. Com atenção especial à experiência de Stuttgart, que valorizou a recuperação da infraestrutura já existente nos centros urbanos.

O exemplo se contrapõem à tendência nas grandes capitais, no Brasil e no mundo, que se expandem em direção à periferia, avançando sobre áreas verdes, e mesmo áreas de risco, como encostas e margens de córregos, aumentando a impermeabilização do solo, aumentando a separação entre as classes econômicas e exigindo mais soluções para a mobilidade, os centros urbanos vão sendo abandonados.

Para reverter esse quadro, é preciso recuperar as áreas contaminadas e os locais abandonados do centro e promover uma reurbanização que vise a ocupação do espaço por pessoas de classes distintas, a promoção da cultura de paz e a eficiência energética. Trata-se de colocar em prática o conceito de cidade compacta.

No Brasil, as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro já aderiram ao projeto. A capital paulistana vai realizar um projeto piloto na região da Mooca, ocupando áreas que possuem indústrias desativadas e terrenos contaminados com novos usos, como moradia, instalação de novas indústrias, comércio e serviços.

Já o Rio de Janeiro vai revitalizar a Área de Planejamento 3, no bairro Engenho de Dentro, que abriga quase metade dos habitantes do município e um terço dos moradores de favelas. Com uma grande quantidade de indústrias abandonadas e suspeita de contaminação do solo no local, a missão do projeto é proteger as áreas verdes, com a criação de um parque e um centro de lazer. Outros usos também estão previstos como a criação de um centro cultural, de postos de saúde, creches e construção de casas para reassentamento.

Quem participa do Integration tem a oportunidade de instituir e aperfeiçoar marcos legais municipais e ainda recebe €120 mil para realizar um projeto piloto. Em contrapartida, participa de seminários e encontros e compartilha a experiência adquirida.

Durante a semana, autoridades das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Bogotá (Colômbia), Chihuahua e Guadalajara (México) e Quito (Equador), além dos coordenadores de Stuttgart, visitaram projetos de cidades brasileiras que caminham nessa direção.

Para informações detalhadas acesse:
www.iclei.info/cidadecompacta

Comentários

  1. Da antinomicidade e paradoxalidade que parecem erupcionar nas diversidades da ocupação humana aglomerada, uma delas entre milhares, há entre 2 cidades, Daka capitalzona de Bangladesh e Calgary no Canadá. Um visitante ainda que fugaz, turbinado por um sentimento que não é seu, mas que lhe foi dado de um mundo superior, vai ter os ponteiros intelectuais de seu cérebro levados ao VDO. É que aquela do delta do Ganges está num planeta, a americana do norte noutro, ambos como que distantes, desconhecidos e inimagináveis, antinômicos e paradoxais para a lógica do amor sem fronteiras. O alento humilde e escatológico da transitoriedade humana é que vai serenar o coração magnânimo daquele visitante...:)

    ResponderExcluir
  2. Tenho nos últimos anos vagado por ruas de várias cidades do mundo, onde o americano do norte foi na frente com câmaras cibernéticas instaladas nos chifres de carros. De Francistown na Botswana, de Belogorsk nos confins da Rússia, de Sucre na Bolívia, de Calgary no Canadá a Pau d´Arco no Brasil... tenho vagado...vagado por muitas outras, vagando também na solidão aberta das estradas que as comunicam. A sensação pueril, sóbria e religiosamente extática é como que um espectro a migrar extremamente de um extremo a outro. Agora a pouco eu estava vagando pelas ruas de Tarsus na Turquia, terra do maior bandeirante do evangelho, que emprestou em dobro seu nome ao Brasil. Entre centenas de detalhes termino aludindo a um forte denunciador da transitoriedade da vida neste planeta: existem cidades que são quase todas elas uma só periferia, outras que nunca ouviram falar disto...:)

    ResponderExcluir

Postar um comentário