Decepções eleitorais

Reproduzo excelente texto de uma amiga do nosso blog, e que traduz o que penso sobre como deve ser encarada a política. Só acho que a decepção não deve ser eleitoral e muito menos com a política. E sim, com a forma e a cultura política do povo brasileiro. É preciso trabalhar o entendimento do processo político do país e, principalmente, a força e importância do voto nas nossas vidas. Segue texto:

Hoje ouvi um colega jornalista que sempre achei politicamente esclarecido conversando ao telefone com o gerente de iluminação pública de uma prefeitura. Ele dizia: "se você desenrolar essa luminária lá para a porta da fábrica do meu tio, a minha família vai ficar ainda mais próxima da gestão nessa questão política". Fiquei meio chocada. Posso estar enganada, mas para mim isso soou como: "coloca a lâmpada que a família vota no teu candidato". Senti nojo de trabalhar com política.

É claro que como cidadão, o colega tem todo o direito de cobrar a iluminação eficiente na área. Mas precisava finalizar com o "apoio da família"? Não bastava cobrar educadamente seu direito?

Não acho que ele tenha se dado conta da besteira que disse. E sei que parece uma bobagem, mas é nas pequenas coisas que se reflete a cultura política enraizada no dia-a-dia dos brasileiros.

Já tinha escrito antes uma receita de democracia afirmando que uma democracia efetiva, precisa, antes de mais nada, de justiça social . Mas hoje descobri que vai muito além. O que vi ali não foi um pobrezinho que nunca teve estrutura social e educação suficientes para pensar a realidade política. Não foi um operário que trabalha 12 horas por dia em uma linha de produção e chega em casa cansado demais para acompanhar as notícias. Então entendi que precisamos de mais do que justiça social. Precisamos de um povo "pensante" que abandone o "jeitinho" brasileiro e a comodidade de trocar favores por votos. De gente que abandone a pose de defensor da ética e seja defensor da ética de fato.

É feio. E é também decepcionante. Porque é esse o tipo de formadores de opinião que temos. Um jornalista, que adora debater politica em seu blog pessoal e parece um menino bem-nascido, politizado e paladino da justiça, faz um comentário desses. Um cara que faz um projeto maravilhoso para levar cultura e cinema à uma comunidade pobre, oferece o apoio político da família em troca de uma luminária na porta da fábrica do seu tio nessa mesma comunidade. E faz isso na frente de várias pessoas, como se fosse algo normal, usual.

Me chamem de boba se quiserem, mas não tem lâmpada no mundo que garanta o meu voto. Ainda estou valendo muito mais.


Fonte: Blog Sorriso da Monaliza

Comentários

  1. Own, tão orgulhosa de ver meu texto aqui!

    Obrigado

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eita, lembrei mto de vc relendo isso, acho q vc vai gostar: http://sorrisodamonaliza.blogspot.com/2007/08/precisa-se-de-matria-prima-para.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário