Moradores não recebem recenseadores e prejudicam conclusão do Censo 2010

Reforçando uma postagem passada, quando afirmei que o censo do IBGE não tinha chegado em casa, tá confirmado. (Só que nas mediações de minha casa, ainda não chegaram)

Faltam apenas quatro dias para que o prazo para a coleta de dados do Censo 2010 acabe, mas muitas casas da Região Metropolitana ainda não foram visitadas. A maior dificuldade que os recenseadores estão encontrando é para serem recebidos por alguns moradores.

Os recenseadores estão nas ruas desde o começo de agosto. A dificuldade é principalmente no Janga, no município de Paulista; Bairro Novo e Casa Caiada, em Olinda; Boa Viagem, Rosarinho, Tamarineira e Casa Forte, mo Recife; e em Piedade e Candeias, bairros de Jaboatão dos Guararapes.

No começo, em Jaboatão, eram 473 recenseadores. Todos identificados com boné, jaqueta, crachá e a máquina que registra os dados. Eles tinham a tarefa de levantar informações em 186 mil domicílios. Faltam dez mil.

A maior parte já foi visitada - sem sucesso. Davidson Barbosa, um dos 200 recenseadores que ainda estão no trabalho, já tentou diversos horários: “a gente trabalho tão cedo quanto 7h, 6h para encontrar os moradores antes de sair do trabalho, quanto tarde da noite, porque estão chegando. Muitas vezes eles não respondem porque está com pressa para chegar no trabalho ou cansados, quando é à noite”.

As respostas que os recenseadores ouvem são as mais diversas: “tem moradores que passam por empregados para não responder”, contou Deivdson.

A coordenadora do Censo em Jaboatão, Isaílda Pereira, diz que as desculpas são inúmeras: “falam que não tem tempo, que o IBGE não serve pra nada, que não dá entrevista para o governo”.

O prazo para a coleta de dados do Censo 2010 termina no próximo domingo (24). Os recenseadores precisam visitar todas as famílias até lá.

Fonte: http://www.pe360graus.com/

Comentários