Síntese do que sinto.

"Se discordas de mim, tu me enriqueces."Dom Helder Câmara

Darcy Ribeiro em seu livro O Povo Brasileiro, tratou e discutiu sobre a formação do povo brasileiro: "como viemos fazendo a si mesmos para ser o que somos hoje?" Já o ex-governador Miguel Arraes, em dos textos do livro O Jogo do Poder no Brasil, traz também uma discussão sobre a formação do conceito de Estado e Nação no nosso país: "No Brasil o Estado deixou de estar a serviço da sociedade. Afastou-se dos problemas humanos. Desligou-se da Nação."

Ambos buscaram entender como que os valores, cultura, a miscigenação e formação econômica do país interferiram no povo que somos hoje.

E por qual motivo trago aqui algumas leituras que tenho feito ultimamente? Pra mostrar que somos um país contraditório. Somos um Estado sem sentimento de Nação. Ou melhor, só nos sentimos Nação de quatro em quatro anos, nas Copas do Mundo, ou nas grandes tragédias.

O exemplo claro e próximo foram as últimas postagens, preconceituosas e xenofóbas, em evidência  nas redes sociais nessa semana. Uma demonstração de ignorância, de falta de respeito às diferenças e de intolerância.

É preciso que cada um de nós, nordestinos ou não, mas antes de tudo defensores dos direitos humanos, da diversidade, da tolerância também possam demonstrar nossa indignação perante fatos como este.

Somos muitos, mas somos únicos. Cada um de nós é diferente do outro. São as diferenças que possibilitam o nosso crescimento, como povo, como Estado e quem sabe, como Nação.

Comentários