“Eu pinto as cenas que eu imagino. E pinto com palavras”

Amigos, não tinha como não postar a minha tristeza em relação ao falecimento do nosso grande artista e amigo Lula Côrtes e fiquem certo que esse atraso e porque tem 30 minutos que soube ainda não acredito, grande artista , uma pessoa simples que sempre me passou muitasss energias positivas …Como passei a vocês que aqui seria meu cantinho venho registrar…Lula vai com Deus, e ainda vou terminar de ler seu livro de poesias..

Morreu em Recife, na madrugada deste sábado (27), o cantor, compositor, artista plástico e poeta pernambucano Lula Côrtes.

O artista foi um dos pioneiros a unir ritmos nordestinos ao rock, nos anos 70. E se tornou conhecido principalmente pelo mítico álbum duplo “Paêbirú: caminho da montanha do Sol”, lançado em parceria com Zé Ramalho em 1975.

O disco, considerado uma obra-prima da psicodelia brasileira, é raríssimo: restam apenas 300 cópias de sua única prensagem, destruída por uma enchente que atingiu a gravadora do disco. Hoje, cada uma delas chega a valer R$ 5 mil e são disputadas por colecionadores de todo o mundo.

Em 2010, o artista ajudou a recontar a saga da criação de Pâebirú no documentário “Nas paredes da pedra encantada”, de Cristiano Bastos e Leonardo Bonfim, ainda inédito ( saiba mais sobre o disco e o filme ). Ouça ‘Trilha de sumé’, do disco ‘Pâebirú’ Lula tinha 61 anos e há tempos enfrentava um câncer na garganta.

Seu corpo está sendo velado na Câmara dos Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, cidade da qual ele era assessor especial da prefeitura na área cultural. Apesar da doença, Lula se mantinha ativo: há uma semana, participou com Zé da Flauta de shows de Alceu Valença em São Paulo, no qual relembraram o trabalho conjunto nos anos 70. Antes de “Paêbirú”, Luiz Augusto Martins Côrtes havia gravado, em 1972, o disco “Satwa”, ao lado do hoje cartunista Laílson, álbum que também é cultuado pela raridade e inventividade.

Sua produção musical era esporádica: Em 1980 lançou “O gosto novo da vida”; em 1997, “Lula Côrtes & má companhia”. Também registrou outros álbuns, que permanecem não-lançados oficialmente, como “O pirata” e “A mística do dinheiro”.
Publicado por Marília Lins em 27.março.2011

Comentários