Levantar de um gigante!

Sobraram motivos para que o torcedor tricolor oferecesse as costas ao clube. Uma queda sem precedentes na história, desde os idos do ludopédio.

Três rebaixamentos em três anos. Duas temporadas purgando no “pré-sal” do futebol brasileiro, a Série D. Sem decidir campeonatos, contentando-se com conquistas semi-profissionais como a Copa Pernambuco. Espancado moralmente, desquitado da alegria, tricolores foram à contramão do que preza a cartilha de só amar a quem te merece e em vez do desdém abriram os braços ao clube do coração – o mais cabível dos jargões em se tratando da relação Santa Cruz / torcida.

Alegrias vieram a conta-gotas nesses últimos quatro anos. Encontrada no miúdo. Chegando ao cúmulo de se aplaudir reforma de gramado. Gesto pequeno? Não mesmo. Mas sim de quem é feliz em sua essência. E assim é o tricolor. Que não se desacostumou a sorrir, mas na noite desta quarta-feira reaprendeu a gargalhar. Em seu solo sagrado, venerado pelo maior “quórum” da temporada nacional (46.681 torcedores) o time “sem divisão” bateu o milionário São Paulo e sua constelação de estrelas.

Na volta à velha casa, Rivaldo redescobriu a grandeza do Santinha e sentiu o baque. Apagado, inerte, talvez incomodado por voltar a ouvir a mais perturbante das vaias em sua vitoriosa carreira. Mas como bom tricolor, Rivaldo deve ter ficado feliz. Viu que o seu (e de milhões) Santa Cruz ergueu-se.

O placar mínimo, 1×0, garante uma ínfima vantagem para o jogo da volta na semana que vem, mas injeta R$ 940 mil no quase desabitado cofre do clube. Poucos creem na classificação à próxima fase – eu sou um deles -, mas isso é o que menos importa. O Tricolor volta a estampar o noticiário nacional sem ser pautado pelo folclore, mas sim o futebol de um time jovem, muito bem-arrumado por Zé Teodoro, que tem como características a vontade dos desesperados atrelada à força de um touro. 2011 pode anteceder o fim do mundo para alguns profetas, mas para o Santa Cruz marca um renascimento.

Enfim, o gigante está de pé.

por Tiago Medeiros em http://globoesporte.globo.com/platb/futebolnordestino/

Comentários