Ratolândia



Vídeo longo, mas muito interessante. A mensagem é o retrato do que acontece na maioria dos municípios pelo Brasil afora. Menos por conta de partidos e mais por conta dos grupos eleitoreiros. Segue uma sinopse do vídeo:

A fábula da Mouseland ("Ratolândia" em português) foi inicialmente contada por Clarence Gillis e mais tarde popularizada por Tommy Douglas, líder do partido New Democratic Party (NDP) no Canadá. A fábula expressava a visão do NDP de que o sistema político canadense era falho em oferecer aos eleitores um falso dilema: a escolha de dois partidos, dos quais nenhum representava seus interesses e vontades.

Na fábula, os ratos (o povo canadense) votavam nos gatos negros (Partido Progressivo Conservador) e depois de algum tempo descobriam o quão difícil suas vidas eram. Depois votavam nos gatos brancos (Partido Liberal) e ficavam alternando entre os dois partidos.


Um dos ratos tem então a ideia de que os ratos devem formar seu próprio governo. Este rato é acusado de ser um bolchevique e é preso. A fábula termina com a moral de que é possível prender o rato, mas é impossível prender sua ideia

Comentários