Quem me dera...


"Ame um passado que ainda não passou, recuse um presente
que machuca, e não veja o futuro que me convida..." (Neruda)

Ultimamente tô meio nostálgico, aliás, sou. Lembranças dos amigos de outras épocas, saudades de outros tempos. Vontades de rever locais, brinquedos, brincadeiras, pessoas. Revisitar o passado. Até mesmo um passado que não lembro, talvez nem tenha existido. Mas que faz falta.

Vinícius de Morais, um nostálgico inveterado, foi brilhante ao afirmar, entre tantas outras frases, que "tomara que a tristeza te convença, que a saudade não compensa e que a ausência não dá paz..."  Apesar de doer, a saudade mostra que a vida tem capítulos felizes. Se hoje não foi legal, passa. E o amanhã fará que o depois do amanhã, sinta saudade dele...é o ciclo.

Entretanto, de todas as saudades, a que mais me marca é uma saudade que sinto de tudo que ainda não vi. E que Renato Russo traduz "ipsis litteris":

"É só você que tem a cura pro meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi..."

Pensando bem, se essa saudade volta de vez em quando, valeu a pena todos os momentos, tempos, pessoas e histórias que vivi. O que sou, o que sinto, o que penso, o que quero, é fruto de um pretérito do futuro ou do futuro do pretérito (?)...perfeito. E o hoje? É pra se viver. Carpe Diem.




Comentários

  1. Linda sua casa... Quem me dera uma crônica belíssima! Parabéns.
    com carinho,
    Síl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Nem sempre consigo escrever bem...aliás, nas poucas vezes que consegui, foram a alma, as vontades e desejos que se expressaram.

      Excluir

Postar um comentário