Viver Vínicius.


Vinicius de Moraes, se aqui estivesse,  faria 100 anos hoje. Lembro que comecei a escutar Vinícius ainda criança, mas passei a admirá-lo mais tarde.

O "Poetinha", ao lado de Noel Rosa, Cartola e Chico Buarque representam a base poética e lírica que formaram meus gostos e minhas impressões do que é boa música. E mais, uma confissão: Vinícius e Chico Buarque são mais fortes. Talvez pelas mulheres que Chico cantou e que Vinícius teve. Talvez pela postura política de ambos. Um arraigado, outro diplomata. Mas que sabiam onde chegar e como chegar.

De volta a Vinícius. Ele teve a coragem de viver e se entregar as suas paixões, desejos, vontades. Era isso que importava: cuidar do coração e da alma, sem medo do amanhã. Hoje o medo toma conta. Vivemos mais pra sociedade do que pra gente.

Uma vez, numa entrevista, perguntaram se ele tinha medo da morte. E ele: "escreve aí: não tenho medo da morte. Tenho saudade da vida." Essa resposta me fez pensar em como viver uma vida, que lá na frente, lá no futuro, sinta saudades dela. Saudades do que vivi. E não o contrário.
Enfim e no fim, quero sentir orgulho e não o arrependimento de ter deixado de viver...

Uma decisão: seguir Vinícius. Em cada fase de minha vida suas músicas e poesias, mais que presentes, foram vividas e interpretadas...

E viver Vinícius é viver tudo o que sem tem vontade. É viver os amigos, a família. É viver as vontades, os sonhos, os desejos.  É viver e se arrepender. É viver e consertar. É viver e aprender.
É aprender a viver. Viva Vinícius!


Comentários