Enquanto isso em minha paróquia...

Ando preocupado com os rumos que a política vem tomando em nosso país e com as contendas em voga. Mas hoje não vou me ater à política do país. Ando, além de preocupado, triste com a política em minha paróquia. Tenho acompanhando discussões sobre política em minha cidade, vejo que não estou "preparado" para o debate proposto...

...aliás tenho lembrado muito de Byron Sarinho (um cara que aprendi admirar como político e como gestor. Era um excelente executivo e um legislador impecável), mas voltando ao porquê da lembrança que falei acima: Byron depois de disputar sua última eleição em 1998, escreveu uma carta falando sobre sua incompatibilidade com o eleitor, com suas "cobranças e exigências". Na época não entendi...mas hoje, além de compreender, vou além...tenho incompatibilidade com essa discussão política eivada de interesses pessoais (lógico que disfarçada de interesses coletivos, éticos e republicanos) e que torna pequena toda e qualquer ideia e proposição.

Mais desanimado fico ao ver que, em sua maioria, essas querelas partem de jovens que estão iniciando sua vida política no município. É uma pena, pois poderiam buscar formação e informação de forma efetiva e não apenas no ouvir falar ou na leitura de "manuais". Tem exceções lógico, mas são raras...

Sem querer ser presunçoso deixo uma dica: leiam, busquem entender a história das concepções de mundo, as ideologias. Façam política com autenticidade, com respeito, verdade e ética. Procurem informações sobre a história da cidade, seu perfil...Enfim formem-se, antes de tudo. A política se ressente de pessoas preparadas e formadas no bom debate e na lógica da coletividade.

Comentários