Liberato Costa Júnior terá biografia escrita por Inaldo Sampaio

Livro será publicado pela Cepe para marcar o centenário de nascimento do Velho Liba, que morreu aos 99 anos. Lançamento ocorre até junho.
Por Ciro Carlos Rocha
O ex-vereador do Recife Liberato Costa Júnior, um símbolo de amor ao Recife e do municipalismo, está tendo sua biografia escrita pelos jornalistas Inaldo Sampaio, titular da coluna Fogo Cruzado, do jornal Folha de Pernambuco, e do Blog do Inaldo Sampaio,  e Pedro Tinoco. O livro será editado pela Companhia Editoria de Pernambuco (Cepe), que planejou o lançamento para abril deste ano, quando Liberato completaria cem anos, mas é possível que haja um pequeno atraso. “Acho que até junho sai”, disse Inaldo nesta quinta-feira (14). O corpo de Liberato foi velado na Câmara Municipal do Recife – sua segunda casa – e o sepultamento ocorreu, no final da manhã, no Cemitério de Santo Amaro.

Inaldo foi contactado pela Cepe no ano passado, quando recebeu a proposta da Editora para escrever a biografia do antigo decano da Câmara Municipal do Recife. Aceitou a tarefa e pediu a colaboração de Pedro Tinoco para avançar na pesquisa sobre o personagem, que teve dez mandatos de vereador (o primeiro na década de 50), um de deputado estadual (eleito em 1966, mas interrompido em 1969, quando foi cassado pelo regime militar). Também teve uma mandato curto de prefeito do Recife, cargo que assumiu em 1963 com a vacância do então prefeito Miguel Arraes, eleito governador, e do seu vive, Arthur Lima Cavalcanti, eleito deputado federal. Um dos marcos de sua gestão foi a inauguração do Ponte do Limoeiro.

A dupla de jornalistas iniciou a gravação das entrevistas com Liberato em setembro, sempre aos sábado. Tem dez gravações feitas (a última no final de novembro), mas o trabalho foi interrompido em dezembro, quando o “Velho Liba” foi internado por problemas de saúde que se estenderam por mais de duas semanas. Inaldo recebeu todo o arquivo de Liberato Costa Júnior para a tarefa de seleção de fotos e assuntos que serão abordados no livro. Nas centenas de imagens, há registros, por exemplo, de encontros de Liberato com Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves, Miguel Arraes, Jarbas Vasconcelos, Cordeiro de Farias e muitos outros políticos, das velhas e novas gerações.

AMIGOS – Em 2013, quando foi homenageado no Carnaval do Recife pela Escola de Samba Unidos do Escailabe, Liberato Costa Júnior aceitou sair num carro alegórico, com toda a segurança necessária, em razão de sua idade, e solicitou aos organizadores que o desfile contasse com esculturas gigante de seis dos inúmeros amigos que fez durante sua vida, todos já falecidos: Agamenon Magalhães, Miguel Arraes, Marcos Freire, Geraldo Pinho Alves, Mário Melo e Nelson Ferreira. O pedido foi atendido e o Velho Liba marcou presença no desfile, no bairro de Santo Antônio, centro do Recife.

Essa relação do ex-vereador com a cidade, destaca Inaldo Sampaio, é uma marcas fortes do perfil de Liberato, visto também como o último dos chamados “coronéis do asfalto” da política pernambucana – termo atribuído aos políticos fortes eleitoralmente na capital e que exerceram vários mandatos na Casa de José Mariano, entre eles Rubem Gamboa, Rivaldo Allain e Aristhófanes de Andrade. “Do ponto de vista da relação com o Recife, do amor com a cidade,  ele foi o primeiro, sem segundo”, atesta o jornalista, que coleta muitas boas histórias para contar no livro biográfico.

Comentários