Sem ódio e sem medo, ou ainda, sementes do amanhã...


Meus amigos (se é que posso chamá-los assim ainda) estou muito preocupado, não apenas com as relações de amizade, de afinidade e respeito. Mas principalmente com país que vamos ter e ser depois dessas eleições. Com certeza um país dividido e marcado por posicionamentos medíocres, desagregadores e intolerantes.

O que mais sinto, vejo e leio, nas conversas, nos grupos e redes sociais que participo, é expressão de ódio, de deboche e da intolerância. Não foi essa sociedade que imaginei ter e deixar pros meus filhos. Todos vocês que me conhecem e convivem comigo, sabem da importância que sempre dei à política, às causas humanitárias, altruísticas, sociais….o escambau e sei lá mais o que me dediquei. E em algumas dessas causas, vocês participaram também…

A primeira lembrança que tenho da política, foi uma frase: “Sem ódio e sem medo”. Mais que uma frase, era um posicionamento, uma postura pra lidar com as diferenças, as dificuldades e com intransigência… essa frase, essa postura guiou meus passos e minhas ações em todos os lugares que passei: nos grupos jovens, pastorais, diretório acadêmico, juventude partidária, na cultura, na política….enfim em todas as minhas relações, sempre busquei o melhor caminho pra buscar construir o que acredito: uma sociedade justa, equilibrada, harmoniosa e fraterna.

Infelizmente o que vivenciamos nos últimos tempos é um convite à agressão, à impaciência, à incompreensão, à coação, ao fanatismo, ao preconceito, à violência...todos querem ter razão, ou pior, querem impor sua visão na marra e na força. Tem um ditado que diz: “numa casa onde falta pão, todos gritam e ninguém tem razão”...e pra mim esse “falta pão”, significa que falta conhecimento, falta diálogo, falta vontade de aprender, falta sabedoria, falta respeito, falta amor...

Pelo que já vivi, li, estudei….e a história tá aí pra confirmar, tudo àquilo que foi imposto, que foi construído à base da força e imposição caíram por terra. Mas deixaram sequelas e marcas tristes...e esse é o meu receio.

Não tô aqui pra “catequizar” muito menos forçar ninguém a pensar como eu. Mas pra trazer um desabafo e um convite à reflexão sobre nossas atitudes e comportamentos frente a quem tem uma vivência, história e percepção de mundo diferente da nossa.

Quero e tenho certeza que a maioria de vocês (amigos ainda ou não), querem uma sociedade melhor, mais próspera e menos violenta. Mas pra alcançar isso a gente precisa mudar nosso olhar e comportamento. Só através do diálogo e não da intemperança, que vamos construir o país e sociedade que queremos. Respeitando e sabendo conviver com nossas diferenças, com sabedoria, discernimento e fé no que virá. Porquê o hoje é a semente do amanhã…

Comentários