Manda novamente algum cheirinho de alecrim...

Revolução dos Cravos é o nome dado ao movimento que derrubou o regime ditatorial instalado em 1926, por Salazar. O movimento iniciou discussão, visando estabelecer as liberdades democráticas e a promoção de transformações sociais ao povo português.

Aconteceu no dia 25 de abril de 1974, exatos 46 anos. O período ficou conhecido como "verão quente". Ao amanhecer o povo foi às ruas, juntando-se aos soldados revoltosos e, uma florista, que levava cravos para um hotel, teria dado um cravo a um soldado, que colocou no cano de sua espingarda. Outros soldados, vendo a rua cheia de floristas, o imitaram, enfiando cravos vermelhos nos canos de suas armas. Daí o nome Revolução dos Cravos...

No Brasil, Chico Buarque fez a música "Tanto Mar", uma homenagem à Revolução dos Cravos. A música tem duas versões, uma composta em 75 e a outra, mais conhecida, em 78.  

Ainda falando em música, a revolução portuguesa teve uma canção, que virou hino: "Grândola, Vila Morena", de Zeca Afonso que tinha sido censurada pela ditadura. A música foi gravada pelas cantoras portuguesas Amália Rodrigues e Dulce Pontes. A música também foi gravada na década de 80, pela banda de rock brasileira 365.

O dia 25 de abril é conhecido em Portugal, como o Dia da Liberdade.

Comentários