O Natal triste...

Qual a composição brasileira de Natal mais conhecida?

Eu não teria dúvidas em assinalar “Boas Festas”, de Assis Valente, Quem é que não conhece os famosos versos “Anoiteceu/ o sino gemeu/ e a gente ficou/feliz a rezar”.

Era dezembro de 1932 e o sambista baiano estava sozinho num hotel em Icaraí, no Rio de Janeiro, quando compôs a canção. 

A inspiração veio do quadro na parede do quarto, pintura que retratava uma garota com sapatinhos sobre a cama. O compositor imaginou a menina esperando o presente de Natal nos sapatos e logo emendou letra e melodia. “Quando passou a tarde, a música estava feita”, contou. E brincava: “Papai Noel não tinha vindo, mas eu ganhara um presente – a melhor de minhas composições”.

Por trás de uma melodia alegre se revela uma letra, que alerta:  se todo mundo é filho de Deus, nem todo mundo é filho de Papai Noel.

A primeira parte da letra trata da felicidade associada ao natal, a noite, os sinos tocando, e a expectativa do presente de Papai Noel:

"Anoiteceu
O sino gemeu
E a gente ficou
Feliz a rezar
Papai Noel
Vê se você
Tem a felicidade
Pra você me dar...

A segunda parte da letra merece leitura atenta:

"Eu pensei que todo mundo
Fosse filho de Papai Noel
Bem assim felicidade
Eu pensei que fosse uma
Brincadeira de papel

Já faz tempo que eu pedi
Mas o meu Papai Noel não vem!
Com certeza já morreu
Ou então felicidade
É brinquedo que não tem!"

FONTE: https://musicaemprosa.wordpress.com/


Comentários