O termo geração (do latim generatione) refere-se ao grupo de pessoas que nasceram e viveram mais ou menos na mesma época. Pode ser descrito como "o período médio, geralmente tido entre 20 e 25 anos, durante o qual os bebês nascem, crescem, tornam-se adultos e começam a ter filhos". Nos últimos anos, com o avanço da tecnologia e novos estudos, estima-se que a duração de uma geração para outra reduziu 10 anos. E por qual motivo falar de geração?
É que minha
cidade, exatamente daqui a um mês, vai completar 89 anos de existência...e pra quem me conhece, sabe
da paixão que tenho por Paulista. Herdada de meus pais. Que, aliás, fazem parte
da primeira geração da Cidade das Chaminés.
Quero aqui,
não falar da Emancipação de Paulista, e sim de quem fez e construiu além da
história, as memórias, os fatos, as lembranças e os causos pelos quais me
apaixonei.
Personifico a homenagem pra essa primeira e importante geração, nos meus pais, Jorge e Wilde, que viveram bons dias nesta nossa cidade.
Eles, juntamente com seus amigos do Grupo Escolar Dantas Barreto, do Firmino da Veiga, da Sede da Juventude, do Palmeiras, da política, dos cinemas da cidade, do Clube da Poty, do Bar de Gogóia, do Cactus, de Assis, do carnaval no CTP, no Bafafá, enfim..., vocês deixaram um legado de trabalho árduo, coragem e dedicação. É graças a vocês que podemos apreciar e amar tudo o que esta cidade representa. E pra mim representa muito.
Vocês são sim, a mais importante geração. Primeira nascida e crescida em Paulista, foram vocês que escreveram as primeiras páginas da nossa história. Foram vocês que
construíram, tijolo por tijolo, o lugar que hoje chamamos de lar. Vocês
transformaram sonhos em realidade e deram forma ao que a nossa cidade é hoje.
Apaixonei-me por suas memórias, fatos, lembranças e causos, todos intrinsecamente ligados à essência da nossa cidade. Cada esquina, cada praça, cada casa, cada lugar carrega e conta um pedaço da história de vocês, e é por meio desses fragmentos que nos conectamos ao passado.
A todos vocês, PAULISTENSES DE PRIMEIRA, minha eterna gratidão. Vocês viveram, construíram e nos deixaram um tesouro imensurável. Hoje, celebramos suas vidas e suas contribuições, que nos encantam e nos inspiram a cada dia.
Obrigado por terem sido os vanguardistas e por terem feito da nossa cidade o que ela é hoje.
Falou com o coração e disse tudo! A paixão por sua cidade transmite comoção! Poucas são as pessoas que conseguem falar com a alma e vc é uma delas. Parabéns!
ResponderExcluirRoberta Braga
ResponderExcluir