Minha cidade, meu olhar particular.

Paulista comemorou no último dia 04 de setembro 75 anos de emancipação política. E aqui poderia fazer o relato histórico, os personagens, as figuras importantes/emblemáticas, os fatos históricos e pitorescos da cidade. Mas acredito ser mais importante fazer uma avaliação do espaço político e econômico que o município ocupa hoje e que papel que irá ter no cenário de Pernambuco, num futuro onde o planejamento é importante.

Com o objetivo de levantar a discussão dos problemas e das potencialidades do Paulista, trago um dado importante: No início da década de 80, a FIDEM elaborou um estudo sobre o crescimento da Região Metropolitana do Recife, onde apontava o município do Paulista como um dos mais viáveis e com melhor perspectiva de crescimento sustentável e qualificado da Região. Visto que Paulista: a) era a terceira economia de Pernambuco; b) tinha um Parque Industrial amplo e diversificado; c) tinha um dos maiores e melhores pólos têxteis do país, tanto pelo quantitativo de fábricas quanto pelo capital humano experiente e qualificado; d) possuía apenas três comunidades carentes (favelas); e) tinha grande área territorial, com possibilidade de crescimento ordenado e planejado;

Mas, hoje, distantes 30 anos e em contraposição do referido estudo, constatamos que Paulista: a) hoje é apenas a sétima economia do estado; b) seu Parque Industrial está sucateado, abandonado; c) o pólo têxtil voltou para o sul do país e o Agreste do estado se fortaleceu também. As fábricas fecharam e a mão de obra qualificada perdeu seus empregos e se dedicou a outra atividade econômica; d) se estima que Paulista hoje possua cerca de mais de 70 comunidades degradadas, caracterizada por moradias precárias, pela falta de infraestrutura e sem regularização fundiária (favelas); e) em seu espaço territorial amplo foi construído vários conjuntos habitacionais, tanto da antiga COHAB quanto do INOCOOP ou outros.
E, por conta destes conjuntos, a população do Paulista saltou de 70 mil para cerca de 190 mil habitantes em menos de 10 anos. Ou seja, Paulista teve uma explosão demográfica enorme, sem a preparar a infra-estrutura necessária. Até hoje o município sofre conseqüências de um crescimento desordenado, destacamos entre tantos problemas: a falta transporte público, a educação e saúde com poucos equipamentos, alem da falta de adequação necessária, sem esgotamento sanitário, ocupações irregulares, entre tantos outros que possam levar minimamente, uma qualidade de vida digna para o cidadão.

Mas nem tudo é problema, nos últimos 10 anos, Paulista vem recebendo atenção especial dos governos estadual e federal e tem melhorado, aos poucos, a infra-estrutura da cidade. Outro fator que Paulista precisa aproveitar, e é uma das nossas maiores potencialidades, é percentual do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, um dos maiores do estado.

Paulista chegou aos 75 anos necessitando planejar a cidade que quer ser. Entendendo, além de sua história, seus problemas e suas potencialidades. Cabe a sociedade civil, entidades, instituições e poder público criar um espaço de debate amplo, democrático, onde será discutida e planejada esta nova cidade.

Parabéns Paulista, Cidade das Chaminés!

Comentários

  1. OS PROJETOS SOCIAIS QUE VISAM A INCLUSAO DE CRIANÇAS E JOVENS NA COMUNIDADE ATRAVES DA PRATICA ESPORTIVA TEM SIDO OFERTADA COM A ARTE MARCIAL TAEKWONDO, AS FEDERAÇÕES JA CONTEMPLAM OS ATLETAS DESSE SEGMENTO COM ISENÇÕES NAS DIVERSAS TAXAS DAS SUAS ARRECADAÇÕES, FACILITANDO A INCLUSAO SOCIAL DOS MESMOS. "SEJA PATROCINADOR OFICIAL DA COPA PAULISTA DE TAEKWONDO ATP" DOM 26/09/2010 AS 09H CLUBE MUNICIPAL DO PAULISTA-PE, 81-87321899 MESTRE MARCIO GOMES, ORGANIZADOR

    ResponderExcluir

Postar um comentário