Mundo recorda as vítimas do Holocausto

Com o tema “As Mulheres e o Holocausto: coragem e compaixão” celebra-se hoje, 27 de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, instituído em 2005.
A comemoração lembra as histórias de mulheres que durante a Segunda Guerra Mundial lutaram para manter as tradições familiares e religiosas e enfrentaram a ameaça de morte corajosamente.

A Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou no dia 1º de novembro de 2005, a resolução 60/7 que designa 27 de Janeiro, como o Dia Internacional de Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto. A data é uma homenagem aos seis milhões de judeus e às outras vítimas do extermínio nazista.

Vários países, incluindo Grã-Bretanha, Itália e Alemanha, já consideravam 27 de janeiro o dia da memória das vítimas do Holocausto porque foi nessa data, em 1945, que os soviéticos liberaram o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, na Polônia.

A resolução, proposta por Israel, foi co-patrocinada por outros 104 países e aprovada por consenso, sem necessidade de votação.

O texto da resolução rejeita qualquer questionamento de que o Holocausto foi um evento histórico, enfatiza o dever dos Estados-membros de educar futuras gerações sobre os horrores do genocídio e condena todas as manifestações de intolerância ou violência baseadas em origem étnica ou crença.

FONTE: http://storico.radiovaticana.org

Comentários